Curriculum       

    

Eng. Fernado Maia
Director de Sistemas de Informação da SOMAGUE

Experiência Profissional:

  • SOMAGUE

Actualmente a exercer as funções de Director de Sistemas de Informação do grupo SOMAGUE, tendo iniciado a actividade nesta empresa em Fevereiro de 1993. Responsável pela implementação dos sistemas de informação de suporte à reengenharia dos processos na SOMAGUE, em conjunto com a Andersen Consulting, desde Setembro de 1993.

Do projecto de reengenharia resultou a implementação de sistemas de informação completamente novos nas áreas: Financeira, Controlo de Gestão, Logística e Recursos Humanos.

Principais projectos em que colabora/colaborou em 1998:

  • Implementação de INTRANET do grupo SOMAGUE (Web, correio electrónico, workflow, formulários electrónicos, documentação electrónica, etc.) com a função de Director de Projecto.

  • Solução de rede de voz e dados para novo edifício sede do grupo SOMAGUE (8000 m2) com a função de Director de Projecto.

  • Reformulação de software interno de gestão de obra para a SOCONSTROI.

  • Levantamento e sistematização dos processos da área administrativa e financeira.

  • Migração de SAP R/3 versão 2.2 sobre Unix, para versão 3.1H sobre Windows NT 4.0 com a função de Director de Projecto.

Além dos projectos, coordena a equipa da Direcção de Sistemas de Informação da Somague (11 elementos), com as seguintes funções:

  • Definição de estratégia do Grupo SOMAGUE na área dos sistemas de informação.

  • Apoio funcional, desenvolvimento e gestão do sistema central SAP R/3.

  • Apoio funcional e administração de software de gestão de tesouraria, CERG.

  • Apoio funcional, manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades de software desenvolvido internamente: Gestão de Obras; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Garantias Bancárias e outras aplicações de menor dimensão.

  • Gestão de rede Windows NT 4.0 (350 utilizadores) e sistema central Unix.

  • Gestão da rede estruturada de voz e dados do edifício sede.

  • Logística de Hardware e Software para utilizadores de obras e sede.

  • RANK XEROX: Julho/92 a Dezembro/92

- Analista de Sistemas na área de Pré-venda. Apoio na concepção de soluções e instalações de equipamentos.

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE: Novembro/91 a Julho/92

- Projecto de final de curso. Implementação de infra-estrutura técnica e desenvolvimento de software sobre sistemas de base de dados relacional Oracle.

  • CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA: Março/87 a Julho/92

- Consultor informático em 1992, tendo anteriormente exercido as funções de operador e programador.

- Responsável pela análise e desenvolvimento do software utilizado para a gestão da contabilidade da autarquia.

 

Formação:

  • Gestão e liderança de equipas de trabalho (Epsilon Management).

  • Cursos de SAP R/3 nas áreas de administração de sistema e desenvolvimento.

  • Instalação e Administração de Windows NT 4.0.