![]() | 1º Encontro de Gestão e Tecnologias de Informação |
Temas | Internet |
Inicialmente com poucos utilizadores, essencialmente universitários, este boom que se gerou em torno da INTERNET, levantou outros problemas, nomeadamente, as ligações usadas no acesso a este meio que se tornaram cada vez mais lentas. A solução espera-se já na próxima década pela constituição das muito faladas auto-estradas da informação que prometem resolver este dilema. Neste campo, os EUA e o Japão, vão no pelotão da frente com algum avanço em relação ao continente europeu, que parece ainda não ter chegado a acordo sobre diversos pontos que possibilitarão a implementação desta solução. Tendo em consideração um inquérito realizado pela Price Waterhouse, das empresas portuguesas inquiridas cerca de 37,5% utilizavam a Web e 45% tencionavam usá-la. Para muitos a sua presença neste meio é pelo prestígio, outros fazem-no por não ser mais do que "uma moda", sendo menor o número de empresas que o faz com o objectivo de "aumentar as vendas". Os motivos estratégicos para uma empresa criar um home page na World Wide Web são diversos, sendo alguns mais importantes que outros. Imagine o que significa para si poder mostrar informação sobre a sua empresa a milhares, talvez milhões de potenciais clientes e parceiros de negócios. Poder estar contactável 24 horas por dia, de forma rápida e simples, sem quaisquer custos adicionais. Aquelas coisas fundamentais que é necessário publicitar de modo a poder angariar novos clientes, tais como, de que trata o seu negócio, como contactá-lo e o seu horário de atendimento, a localização da sua empresa e o seu catálogo de produtos, enfim todas as informações que achar importante, podem ser prestadas em tempo real, o que lhe permitirá servir melhor os seus clientes. Quando necessita que certas notícias sejam divulgadas, como por exemplo, informação sobre os seus lucros trimestrais, negócios actuais que a empresa tem ou concretizou, o procedimento normal passa pelo envio deste tipo de informação para certos órgãos de comunicação social, arriscando-se que esta não seja divulgada na altura devida. No entanto, isto levanta-lhe problemas, que na Web não existem, pois pode divulgar aquilo que quiser, na hora que achar conveniente, provocando um maior impacto. Poder efectuar vendas à distância, através do comércio electrónico, será mais uma maneira de aumentar as suas vendas. Apesar de actualmente este mercado ainda estar no início, devido aos problemas de segurança existentes nas transações, no futuro o volume de vendas das empresas será em parte proveniente deste meio. Nas empresas, grande parte do tempo daqueles que são responsáveis pelo atendimento dos clientes, é dispendido na resposta a questões que são colocadas frequentemente, respostas essas que são fundamentais para os clientes e potenciais clientes que queiram fazer negócio consigo. Se colocar estas respostas na Web, eliminará mais uma barreira para criar ou manter um negócio bem sucedido. Poder apoiar a sua equipa de vendas de melhor forma, isto é, disponibilizando-lhe todo o tipo de informações actualizadas, em privado, usando para tal a Web, necessárias para efectuar uma venda ou fechar um negócio, permitirá também economizar em chamadas telefónicas de longa distância e libertar a sua força de vendas do escritório. De referir também, o feedback que você pode obter do cliente na Web, de forma instantânea, quando publicita um catálogo. Desta forma, consegue rapidamente conhecer a sua receptividade e opinião, existindo assim uma maior interactividade entre si e os clientes. |